segunda-feira, 1 de julho de 2013

Resenha: Contato

A pedidos da Luninha Cat vou fazer uma resenha do livro Contato, de um dos meus autores favoritos, Carl Sagan.
Para poder entender melhor a grandiosidade dessa obra precisamos inicialmente saber quem foi Carl Sagan e qual o motivo de considerar essa obra como diferente de todas as outras do genero de ficção ciêntifica.


Carl Edward Sagan ( 1934 - 1996 )
Foi um cientista, astrobiólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo,escritor e divulgador científico norte-americano . Ele é autor de mais de 600 publicações científicas , e também autor de mais de 20 livros de ciência e ficção científica. Foi durante a vida um grande defensor do ceticismo e do uso do método científico, promoveu a busca por inteligência extraterrestre através do projeto SETI e instituiu o envio de mensagens a bordo de sondas espaciais, destinados a informar possíveis civilizações extraterrestres sobre a existência humana. ( Wikipédia)


O livro Contato é um livro ficcional que conta a história de uma ciêntista que trabalha em um observatório espacial tendo como principal função buscar sinais de vida extraterrestre.
A anos ela trabalha no local e nenhum indicio é encontrado, porém um belo dia algo surpreendente acontece: eles começam a receber uma mensagem comprovadamente extraterrestre.
A partir de então começa uma verdadeira corrida para orquestrar uma coperação mundial visando receber e codificar a mensagem.
O grande diferencial da obra é que embora seja ficcional o autor segue fielmente o rigor ciêntifico na construção do enredo. Pelo fato do autor ser um renomado ciêntisca espacial e dirigir um projeto de envio e recebimento de informações inter-estrelares a história é toda redigida de como seria se DE FATO alguem enviasse uma mensagem, por exemplo é colocado como problema ( e explicado como resolver a situação) a rotação da Terra, a posição de observatórios expalhados pelo mundo e o porque nunca seria possivel um único pais receber e codificar a mensagem misteriosa.
É um excelente livro para quem quer se informar e aprender sobre astronomia, mas não tem paciência para ler livros técnicos e artigos ciêntificos.


 Obrigado a todos e espero que tenham gostado.

            Ass: Ozzkisser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário